Esta é uma das perguntas que procuramos responder por meio de nossas iniciativas.
Em 2022, o Sivis está realizando o projeto Valores de Cidadania nas Escolas.
Nossos principais objetivos são avaliar a situação atual do ensino das competências cívicas e democráticas entre jovens de idade escolar, identificar boas práticas de ensino dessas competências e compartilhá-las com professores e gestores educacionais.
Segundo dados do projeto Valores em Crise, realizado pelo Instituto Sivis em parceria com a associação austríaca World Values Survey Association, a juventude brasileira possui baixos níveis de conhecimento e participação política. Diante disso, nos propomos a dar especial atenção a essa parcela da população e compreender, com base em evidências concretas, o que pode ser mais eficaz para o ensino de cidadania democrática.
Acreditamos que fortalecer a cultura democrática brasileira passa necessariamente por um trabalho de desenvolvimento da cidadania democrática no Brasil.
Entendemos a cidadania democrática como um conjunto que engloba direitos e deveres essenciais que cada cidadão tem no contexto de uma sociedade política. Por um lado, tal cidadania compreende uma perspectiva liberal protetora do cidadão, o qual seria detentor de direitos inalienáveis, especialmente o direito de ser livre para buscar seus interesses privados. Por outro, tal cidadania também compreende uma perspectiva republicana que advoga em prol do papel do bem comum, de modo que o cidadão teria deveres e responsabilidades perante a comunidade¹.
Esse compreensão é a base do projeto Valores de Cidadania nas Escolas, uma das iniciativas que o Sivis está realizando para contribuir no aperfeiçoamento da educação para a cidadania no Brasil. Em breve, divulgaremos mais informações dos resultados encontrados e as perspectivas futuras derivadas dessa iniciativa.
Se você também se interessa por esse tema, deseja saber mais e quer compartilhar informações conosco, entre em contato com Thaíse Kemer, Gerente de Pesquisa e Impacto do Instituto Sivis: [email protected]
Notas:
¹ Essa compreensão tem como referências as reflexões e discussões realizadas pelo Professor e Pesquisador Dr. José Álvaro Moisés, Coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.