Por Instituto Sivis
Recentemente, nossos pesquisadores Diego Silva e Camila Mont’Alverne publicaram o artigo “Identifying impacts of Covid-19 pandemic on vulnerable populations: a mixed-methods approach” na revista Survey Research Methods.
Resumo:
À medida que a pandemia de COVID-19 se desenrola, estudiosos de todo o mundo percebem que os contextos sociais nos quais a transmissão ocorre merecem atenção especial. Um dos principais conceitos que cientistas sociais devem considerar para ajudar a combater esta crise é vulnerabilidade. Este artigo propõe uma metodologia para estudar populações vulneráveis durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Curitiba, uma das principais metrópoles brasileiras. A metodologia proposta abrange três estratégias diferentes, em uma abordagem de métodos mistos: i. Entrevista em profundidade via telefone com pessoas vulneráveis e líderes comunitários que trabalham com essa população; ii. Survey com a população em geral da cidade; iii. Grupos focais com atores-chave na vida comunitária da cidade, utilizando método de desenvolvimento de cenários.
Além das conclusões da pesquisa, nossa metodologia também prevê o fomento de iniciativas de autoridades públicas e da sociedade civil para mitigar os efeitos da pandemia sobre as populações vulneráveis.
Todo o trabalho encontra-se em inglês.
Acesse o artigo completo abaixo: