Flávio perdeu porque começou vencendo

A menor abstenção em um segundo turno desde 2006 mostra que a eleição foi decidida entre os eleitores que a campanha de Flávio deixou de procurar

A menor abstenção em um segundo turno desde 2006 mostra que a eleição foi decidida entre os eleitores que a campanha de Flávio deixou de procurar

A direita procura explicações para a derrota na eleição presidencial, e não faltam candidatas: o engajamento da esquerda nas redes, a insistência de Jair Bolsonaro em um sucessor da própria família, a lembrança do governo do pai ou a intervenção do Judiciário. Mas há outra, menos confortável para o bolsonarismo: a liderança no 1º turno levou a campanha a falar para quem já a apoiava, com tom de vitória, enquanto o governo, acuado, foi buscar quem havia ficado em casa.

A eleição não parece ter sido decidida por uma guerra de costumes, como em 2018, nem só pela economia: assim como Biden, Lula defendeu os números do governo sem colher aprovação ao longo do mandato. Mas, ao contrário dos democratas americanos, manteve-se no poder.

O dia seguinte ao 1º turno parecia de terra arrasada para o Planalto. Flávio terminou à frente de Lula, e a estratégia da direita de priorizar o Congresso rendeu uma supermaioria que esvaziou o poder da esquerda e, surpreendentemente, reduziu o espaço do Centrão. Entre os senadores eleitos, falou-se abertamente em impeachments de ministros do STF.

A confiança da campanha cresceu na mesma medida. Na noite da apuração, Flávio agradeceu aos brasileiros que lhe deram “esse voto de confiança, para a mudança” e decretou “o fim da era do PT”. Com aquele resultado, era difícil discordar do diagnóstico.

Mas o 2º turno trouxe outro cenário, e outros eleitores. O 1º turno tivera a maior abstenção desde 1998. No dia 25, o comparecimento subiu quase dois pontos, e a abstenção caiu para 19,2%, a menor em um segundo turno em 20 anos. A campanha de Lula fez da mobilização de quem não votou uma prioridade e virou uma disputa em que chegou à véspera numericamente atrás nas principais pesquisas.

Do outro lado, o conforto da liderança alimentou a rejeição. Dois dias após o 1º turno, Flávio falou em usar a maioria no Congresso para “mudar a Constituição”. Depois, defendeu que o fim da reeleição valesse já para o seu mandato, deixando aberta a possibilidade de estendê-lo para cinco anos. Ainda que tenha prometido não concorrer em 2030, a ideia de redesenhar as regras antes de vencer reacendeu o temor pela democracia que pesou em 2022.

Os debates foram na mesma direção. O tom provocador na Band, fruto da “marçalização” da campanha, pode até engajar nas redes, mas fala com um público que Flávio já tinha. O ajuste para a Globo prometia um candidato mais presidencial, mas o “nove dedos” e os comentários sobre a idade de Lula reforçaram a imagem de arrogância justamente diante de quem ainda decidia.

A disputa não estava no eleitor convicto, e sim nos muitos que não votaram em 4 de outubro. O governo, derrotado no 1º turno, entendeu isso antes. O favorito, não.

Parece paradoxal, mas Flávio perdeu porque começou vencendo. Ele já disse ser impossível reconhecer o resultado. Quando a poeira baixar, porém, a leitura errada do Brasil no 2º turno será uma responsabilidade que só a sua campanha pode assumir.

Texto reproduzido de O Globo. Leia a publicação original.

João Gabriel Archegas | Pesquisador no Instituto Sivis

Veja também

Artigos

Engana-se quem pensa que a direita não quer regular as redes

A nova composição do Congresso Nacional, com uma direita fortalecida, parece ter enterrado as perspectivas de regulação das redes sociais. Para parte dos observadores, a vitória conservadora representaria uma espécie de salvo-conduto para as grandes empresas de tecnologia. Sem maioria parlamentar disposta a enfrentar as big techs, qualquer tentativa de impor obrigações às plataformas estaria condenada ao fracasso. A conclusão é compreensível, mas equivocada, porque confunde oposição à regulação estatal do discurso com defesa irrestrita das plataformas.

Leia a matéria completa »
Artigos

Brasil criou uma meta e dobrou na Meta: eleições e a moderação excessiva de conteúdo

A Meta está, uma vez mais, no centro do debate sobre as eleições. Discussões sobre favorecimento de uma das candidaturas pela plataforma levaram a uma sucessão de reações. O TSE exigiu que a empresa trate as duas candidaturas presidenciais de igual modo. Especialistas externos criticaram a plataforma, que teve protestos em frente a sua sede no Brasil. Nem mesmo internamente a Meta se safou. Documentos internos vazados para a imprensa mostram que funcionários da empresa reconheceram que falhas técnicas prejudicaram a campanha de Lula.

Leia a matéria completa »

Imprensa: [email protected]